terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Uma Cidade Mais Natural

A maior parte da população humana agora vive em cidades. Já são várias as gerações aí nascidas e criadas, afastadas do convívio com a Natureza.

Essas gerações foram preparadas por um sistema educacional que as faz ignorar as consequências ambientais dos seus actos e objectiva torná-las consumidoras úteis e perseguidoras obsessivas de bens materiais. Imersas numa luta quotidiana cada vez mais cheia de compromissos, não percebem como estão incluídas na trama global da insustentabilidade. Vivendo sob tais condições, não reconhecem que dependem de uma base ecológica de sustentação da vida.

O desafio evolucionário está a ocorrer nos centros urbanos. As cidades são pontos de indução de alterações ambientais globais. Quase todo o crescimento está a ocorrer nas cidades. Elas ocupam apenas 2% da superfície da Terra mas consomem 75% dos seus recursos. O aumento da eficiência numa parte relativamente pequena do mundo produzirá grandes resultados.

Nas últimas décadas as áreas urbanas dos países desenvolvidos, como é o nosso caso, apresentaram progressos em resolver os seus problemas ambientais locais, mas em decorrência dos seus padrões de consumo exacerbados e das más práticas ambientais dos seus cidadãos, continuam a contribuir significativamente para sobrecarregar os ambientes regionais e globais.

Nenhum comentário: